Comidas de nossa Terra: Argentina

Alfajor, Dulce de leche que nada!!! Irei falar de duas comidas bem atípicas da terra de nossos amigos Hermanos.

argentina1

Depois daquele bife de ancho na brasa nada melhor do que terminar a noite degustando um pedacinho de madeira,


Uma madeira originária da Patagônia que, além de possuir seus fins normais (móveis), está sendo tratada para possuir uma finalidade distinta: servir como doce.
 não é? Isso mesmo: MADEIRA!

A Madeira chama-se Yacaratiá e, com ela é feito o delicioso Doce de Madeira Yacaratiá.

argentina2

A receita é simples e, segue a mesma de qualquer doce em compota. Corta-se o ingrediente principal no formato desejado e, deixa-o ferver em calda de açúcar até adquirir a consistência desejada.

Ao degustá-lo, sentimos a sensação de ser um doce de mamão verde, porém mais fibroso. A grande vantagem desse doce, além de ser saboroso, é a grande quantidade de fibras que nos traz: quase 4g de fibras para cada 100g. Dificilmente encontramos em doces essa quantidade de fibras.

Mas, se você disser: – Ah eu não quero doce de Madeira! Então poderemos degustar outra maravilha:a Marmelada de Rosella.

Rosella é uma planta (Hibiscus sabdariffa) da qual se extrai a polpa de sua flor e faz-se uma espécie de

argentina3

compota. O gosto dessa compota é único e diferenciado. Aqui no Brasil a planta é mais conhecida como: Vinagreira, caruru-azedo ou quiabo-roxo.

Sua cor assemelha-se a de uma conserva de beterraba devido ao seu vermelho intenso.

A planta destina-se a diversas finalidades como: suas flores são comumente usadas na forma de infusão ou então como corante alimentício, na França a planta é encontrada na forma de xarope alimentício sendo um excelente substituto para o xarope de groselha, suas flores dão excelentes compotas como da foto e, suas folhas verdes são parecidas com o espinafre, porém mais picante e serve para condimentar uma infinidade de pratos picantes, como por exemplo: no Brasil o arroz de Cuxá, na Birmânia o chin baung ywet onde as folhas de rosella são servidas refogadas, em Andhra Pradesh as folhas de roselhas são fervidas junto com lentilhas e outras leguminosas e sua utilização é vasta.

argentina4Suas flores que dão essa maravilhosa compota que falo, também servem para o tão famoso e delicioso chá de hibisco.

Vale muito a pena, para quem estiver passando pela Argentina, experimentar essas duas iguarias.

Apesar de não dispensar um delicioso alfajor, os doces de Yacaratiá e Rosella são dignos de serem experimentados e levados para casa
!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s