Alfajor, Dulce de leche que nada!!! Irei falar de duas comidas bem atípicas da terra de nossos amigos Hermanos.
Depois daquele bife de ancho na brasa nada melhor do que terminar a noite degustando um pedacinho de madeira,
Uma madeira originária da Patagônia que, além de possuir seus fins normais (móveis), está sendo tratada para possuir uma finalidade distinta: servir como doce. não é? Isso mesmo: MADEIRA!
A Madeira chama-se Yacaratiá e, com ela é feito o delicioso Doce de Madeira Yacaratiá.
A receita é simples e, segue a mesma de qualquer doce em compota. Corta-se o ingrediente principal no formato desejado e, deixa-o ferver em calda de açúcar até adquirir a consistência desejada.
Ao degustá-lo, sentimos a sensação de ser um doce de mamão verde, porém mais fibroso. A grande vantagem desse doce, além de ser saboroso, é a grande quantidade de fibras que nos traz: quase 4g de fibras para cada 100g. Dificilmente encontramos em doces essa quantidade de fibras.
Mas, se você disser: – Ah eu não quero doce de Madeira! Então poderemos degustar outra maravilha:a Marmelada de Rosella.
Rosella é uma planta (Hibiscus sabdariffa) da qual se extrai a polpa de sua flor e faz-se uma espécie de
compota. O gosto dessa compota é único e diferenciado. Aqui no Brasil a planta é mais conhecida como: Vinagreira, caruru-azedo ou quiabo-roxo.
Sua cor assemelha-se a de uma conserva de beterraba devido ao seu vermelho intenso.
A planta destina-se a diversas finalidades como: suas flores são comumente usadas na forma de infusão ou então como corante alimentício, na França a planta é encontrada na forma de xarope alimentício sendo um excelente substituto para o xarope de groselha, suas flores dão excelentes compotas como da foto e, suas folhas verdes são parecidas com o espinafre, porém mais picante e serve para condimentar uma infinidade de pratos picantes, como por exemplo: no Brasil o arroz de Cuxá, na Birmânia o chin baung ywet onde as folhas de rosella são servidas refogadas, em Andhra Pradesh as folhas de roselhas são fervidas junto com lentilhas e outras leguminosas e sua utilização é vasta.
Suas flores que dão essa maravilhosa compota que falo, também servem para o tão famoso e delicioso chá de hibisco.
Vale muito a pena, para quem estiver passando pela Argentina, experimentar essas duas iguarias.
Apesar de não dispensar um delicioso alfajor, os doces de Yacaratiá e Rosella são dignos de serem experimentados e levados para casa
!