Ideias novas, velhos conhecidos!!! BERINJELA

beringelaBerinjela é um vegetal de nossos velhos tempos. Todo mundo tem uma receita gostosa para fazer com ela, seja das mais ousadas até as mais tradicionais como: fritas, assadas, sob a forma de caviar ou em substituição da massa de lasanha;
É um ingrediente incógnita: muitos amam e muitos odeiam.
Acredito que a razão de algumas pessoas não gostarem, está mais relacionada com a falta de compreendimento sobre a fisiologia do vegetal e com as técnicas de preparo do que propriamente dito por seu sabor peculiar de “berinjela”
A berinjela possui uma capacidade incrível de absorver gorduras, então, devemos tomar muito cuidado quando utilizamos o azeite, pois apesar de ser uma gordura boa, em excesso tudo engorda. Principalmente as gorduras.

Da mesma família das Solanáceas que também temos como principal representante o tomate. Este fruto é uma ótima fonte de sais minerais e vitaminas. Seu valor nutricional, pode ser equiparado ao seu amigo de família, o tomate. Análises têm mostrado que o peso fresco dos frutos apresenta a seguinte composição: 96,3% de água, 1,9% de fibras e 19% de calorias. Em 100 g de berinjela crua encontram-se os seguintes minerais: 1,1 mg de cobre, 100 mg de enxofre, 90 mg de magnésio, 3,8 mg de manganês, 2,7 mg de zinco, 112,7 mg de potássio, 38,2 mg de sódio, 17 mg de cálcio, 0,4 mg de ferro e 29 mg de fósforo. As vitaminas são encontradas nas seguintes proporções: 5 µg de vitamina A (retinol), 60

Eggplant
Eggplant (Photo credit: NellieMcS)

µg de vitamina B1 (tiamina), 45 µg de vitamina B2 (riboflavina), 0,6 µg de vitamina B3 (niacina) e 1,2 mg de vitamina C (ácido ascórbico).
Em suma, temos um alimento hipocalórico e muito nutritivo. Valendo a pena olharmos para esse vegetal com mais atenção e menos pré conceito. Por sua polpa ser uma “esponja” devemos sempre trabalhar esse vegetal com dosagens parcimoniosas de gorduras.
É um vegetal fácil de se trabalhar, bastando dar sabor na medida certa com: sal, pimenta, azeite e calor adequado ao processo.

Segue a receita:

  • 1 berinjela;
  • sal e pimenta a gosto;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 2 colheres de polpa de tomate;
  • queijo parmesão a gosto;

Preparo:

  1. Cortar as berinjelas em rodelas e colocar uma ao lado da outra;
  2. Temperar com sal e pimenta do reino;
  3. Passar fios de azeite nas berinjelas (reservar um pouco do azeite para a finalização);
  4. Em uma assadeira, colocar as berinjelas em camadas de modo a ficar da seguinte forma: berinjela, massa de tomate e parmesão;
  5. Assar em forno bem quente por aproximadamente 15 minutos ou até que estejam macias por dentro.

O que você achou desse POST? Não deixe de avaliar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s