Um terço dos alunos de gastronomia se desiludem com a profissão

É o que diz no site da FOLHA.COM

Achei o numero pouco expressivo, tudo bem que não tenho dados específicos sobre o assunto. Mas quando dava aula nas instituições de ensino em gastronomia, número da desilusão era imenso.

Primeiro pelo seguinte fato: as escolas de gastronomia de hoje estão focadas na formação não de um gastrônomo mas sim de um chefe de cozinha.

O aluno chega no curso crente que irá atuar em monte de lugares, visto que a gastronomia é um curso extremamente multidisciplinar. Porém ele encontra somente disciplinas e professores que lhe ensinam a dominar um fogão.

O segundo: que apesar da gastronomia se um curso muito multidisciplinar as próprias instituições as vezes não veem dessa forma e não mostram para o aluno a gama infinita de ramos que ele pode operar, alias mostra somente um: o segmento de restaurantes, basicamente sendo chefe deles.

Acredito que esse número só melhorará quando as instituições de ensino verem seus alunos da forma como o curso de gastronomia deve ser: um curso multidisciplinar

alunosdegastronomia

Anúncios

2 opiniões sobre “Um terço dos alunos de gastronomia se desiludem com a profissão”

  1. Olá Jean, gostei do seu comentário. É realmente complicado passar para os alunos de cursos de gastronomia essa certeza de que eles irão atuar um dia como chefes deles mesmo, porque a maioria que faz um desses cursos pensão em ganhar muito dinheiro em cargos como chefes logo após o término do curso, mas, sem abrir o próprio negocio. Esquecendo que, para chegar a atuar como um chefe na maioria das vezes irão primeiro lavar muita louça e dominar as técnicas de organização de uma cozinha, principalmente por se tratar de estabelecimentos de grandes portes. E tem mais, esquecem que ser chefe não é só mandar, é também saber fazer, pois, você não pode mandar alguém fazer algo sem saber do que se trata e a maioria dos cursos podem até serem bons mais não o suficiente para passar todo o aprendizado e experiências necessárias para atuar como um chefe logo após um curso, por bom que ele seja. Abs, Maria Sônia.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s