Essa receita é daquelas que vocês poderão fazer sem erro e sem medo.
Diferente das receitas tradicionais de pães, essa é só misturar tudo e esperar o fermento fazer seu trabalho.
Coloquei o light na receita porque apesar da receita original não possuir o termo, ela sim é bem light pois leva pouca quantidade de gordura.
Vamos a receita:
- 480g de farinha da trigo branca
- 480g de farinha de trigo integral
- 10g de sal
- 80g de açúcar demerara
- 1 envelope de fermento biológico seco
- 50g de manteiga (temperatura ambiente)
- 570 a 620ml de água morna
Preparo:
- Em uma tigela grande misturar: as farinhas, o sal, o açúcar, o fermento e a manteiga.
- Aos poucos vá colocando a água morna na mistura de farinha e vá mexendo aos poucos a massa. A quantidade de água estará boa quando a massa começar a desgrudar de sua mão.
- Em um canto de mesa limpo, retire a massa da tigela e comece a sovar a massa delicadamente por aproximadamente 15 minutos.
- Recoloque novamente a massa já sovada na tigela e deixe-a descansar por aproximadamente 20 minutos em um local quente.
- Retire a massa da tigela e com uma balança, faça bolas de 600g de massa aproximadamente.
- Faça pequenos rolos com a massa e coloque na forma de bolo inglês. Salpique farinha de trigo por cima da massa e deixe-a descansar por aproximadamente 2 horas
- Coloque as formas no forno quente a 180ºC. Quando formar a crosta marrom em cima da massa, desligar o forno e deixar ele por mais meia hora (tome cuidado para a parte de cima não ficar muito escura e queimada), dessa forma o seu pão de forma ficará bem sequinho.
- Retire do forno e deixe-o esfriando para exalarem os vaporem.
Observação: guarde sempre na geladeira, pois a receita não leva nenhum tipo de conservantes. Dessa forma irá conservar melhor o seu pão.
Muito pão para pouca gente? Simples de resolver. Corte seu pão de forma em fatias, embale-os de dois em dois e congele-os. Quando quiser saborear um pão perfeito e com cara que saiu do forno, basta colocar no microondas por 30 segundo aproximadamente.
Amo pães caseiros e esse está bem convidativo! Obrigada por compartilhar essa delícia! Abs, Maria Sônia.
CurtirCurtir
Obrigado Sônia. Realmente estava muito gostoso. Nada se compara ao sabor de num pão caseiro.
CurtirCurtir