Folhas de cenoura – Uma maravilha esquecida pelos tempos modernos

folha-de-cenoura-620x407

Lembro quando antigamente, há muito tempo, ia na feira do bairro peixoto em Copacabana e tinha um feirante que sempre trazia suas cenouras com suas folhas. Na época, não me dava conta da maravilha que ele vendia e não sabia.

Hoje apesar de raros de serem encontradas nos supermercados, acha-se ainda com certa facilidade em feiras livres e principalmente as de orgânicas.

Se for comprar, prefira sempre as orgânicas por serem mais benéficas a nossa saúde.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Porém existe uma maneira muito fácil de fazê-las, basta cortar suas bases em um pote de plastico com uma camada de fio de água e pronto, colocar na janela e esperar a mãe Natureza fazer todo seu magnífico trabalho.

As folhas de cenouras, além de possuírem muita fibras são ricas em vitamina C e Beta Caroteno, transformando-as em um alimento extremamente nutritivo e muito saboroso. Aliados a uma salada, você conseguirá enriquecer um prato e ainda dar um leve toque desse incrível sabor.

a17tb03

Não tem salsa? utilize as folhas de cenoura como uma falsa salsa que ficara delicioso. Suas folhas quando picadas assemelham-se a salsa, ficando muito parecido.

crop_carrot

As folhas de cenouras vão muito bem como saladas, e deixam um leve gosto crocante nelas. Experimente nessa deliciosa salada de folhas rusticas com alface roxa, alface americana, folhas de cenoura e chicória. Basta adicionar um delicioso Sour Cream que fica perfeita.

salada com folhas de cenoura

A incrível variedade de pratos que podemos criar com esse alimento me surpreende. Podemos fritar suas folhas e fazermos uma deliciosa tempura de folhas de cenoura.

A receita básica de massa de tempura é: (com essa massa você também poderá fazer bolinhos de cenoura)

Ingredientes:

  • 01 ovo
  • 01 xícara de água gelada
  • 01 xícara de farinha de trigo peneirada
  • sal e pimenta para temperar

Preparo:

Numa tigela média junte o ovo e a água e mexa bem; junte a farinha de trigo, aos poucos, mexendo bem. Utilize a massa enquanto ainda está fresca.

Dicas para a fritura:

  • Para verificar a temperatura apropriada, deixe cair um pouco da massa no óleo quente. Se a massa mergulhar até a metade do nível do óleo e voltar à superfície a temperatura está ideal.
  • Quando estiver retirando a fritura do óleo, não sacuda. Simplesmente, mantenha um pouco acima do óleo por alguns instantes, até que escorra.

Bolinho-de-Cenoura-com-Folhas

Anúncios

4 opiniões sobre “Folhas de cenoura – Uma maravilha esquecida pelos tempos modernos”

  1. Simplesmente adorei. Fui pesquiasar e encontrei essa maravilha de salada. Meu marido estava preocupado em comer, pq não estava acostumado, ou melhor, nunca tinha comido. Agora não falta mais na nossa mesa.

    Curtir

  2. Essa semana fiz a colheita de cenouras numa pequena horta organica que fiz, e não sabia o que fazer com as folhas das cenouras, e pesquisando achei essa dicas muito boas!!! Assim podemos aproveitar ao máximo o que a natureza tem para nos oferecer e isso além de saboroso, vai refletir na saúde de minha família, pois é um alimento muito nutritivo.

    Fico agradecido por compartilhar essas dicas.

    Um abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s