Para quem pensa que a “gourmetização” é algo moderno.
Achamos que muitos chefs e empresas estão se utilizando do “boom” da gastronomia em seus tempos modernos para fazer valer e vender os seus produtos.
Mas discordo disso veementemente. A prova disso: é esse anúncio da Nestle de 1932. Logo quando o Leite condensado foi lançado no Brasil. O anúncio tinha a finalidade de promover o consumo e o aumento do produto.
Sua descrição expressa nada mais do que a própria “gourmetizaçao” em si.
Com esse descritivo, até se compra a ideia.
Segue o anúncio:
“NENHUMA ALIMENTO É TÃO BENÉFICO, PRÁTICO E NUTRITIVO COMO O LEITE CONDENSADO MOÇA. PREPARADO COM LEITE FRESCO DOS MAIS PUROS E SADIOS. O LEITE MOÇA TEM AINDA A VANTAGEM DE SER CONCENTRADO SOB VÁCUO A BAIXA TEMPERATURA E CONTER NO ESTADO NATURAL VIVAS E INTACTAS TODAS AS VITAMINAS DO LEITE FRESCO. NA CALMA DE SEU LAR, EM APRAZÍVEIS PASSEIOS DOMINGUEIROS OU AGORA, NO TUMULTO DAS TRINCHEIRAS UMA LATA DE LEITE CONDENSANDO MOÇA É SUA RESERVA PRECIOSA DE ENERGIA, QUE MAL SE ABRE JÁ ESTÁ PRONTA PARA USO. NÃO DEIXE QUE A SUA CASA SINTA FALTA DE ALGUMAS LATINHAS DE LEITE CONDENSADO MOÇA”
“Na verdade toda essa palhoça significa: “eu sou um leite que foi acrescido de 30% de açúcar de seu peso bruto e retirado 60% de sua água de seu peso bruto. O resto é blábláblá….”
Do leite condensado de 1932 para o nosso futurista de 2015 pouco se mudou. Alias tudo continua o mesmo processo.
O importante é conotar sobre como o marketing daquela época, continua tão agressivo quanto o de hoje. “Leite fresco e puro”, ONDE???
Não sou contra a sua utilização, mas acho que todos nós devemos ter o consumo consciente! E para isso devemos nos indagar ao menos do que estamos comendo ou comprando. Seja nas gôndolas do supermercado ou no novíssimo restaurante que acabou de inventar o mais novo sorvete de creme “gourmet”.
O mais importante, devemos ser sempre críticos do que estamos comendo!!!
Boa,estou sempre aprendendo com você cheef.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado Gerson. Estou aqui para isso, ensinar as pessoas e passar o conhecimento adiante.
um abraço
CurtirCurtir
Gostei! É interessante ver como sempre fomos manipulados pelo marketing do consumismo, né? Abs, Maria Sônia.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Maria e como somos influenciados. Cabe a nós decidirmos o que é realmente bom ou ruim…
Não podemos deixar que uma indústria decida por nós. como é o caso que acontece..
CurtirCurtido por 1 pessoa