Vocês devem estar se perguntando, o porque o fluffly no bolo!
A ideia de chamar ele de fluffy veio de tentar fazer um bolo integral que fosse mais macio do que os convencionais.
Não que eu tenha inventado a roda, afinal fazer bolo de banana está longe de ser inventado nos dias de hoje.
O cerne primal de fazer o bolo também é chamar a atenção de vocês para fazer mais preparações integrais. Mas não basta colocar farinha de trigo integral no bolo e sorrir para o universo!!! Tem que entrar no X do integral…
É usar todos as matérias primas em seu moto integral na sua integralidade!!!
Culturalmente tiramos as cascas de muitos alimentos que eles poderiam ir necessariamente com a casca que iriam ficam tão gostosos quanto!
Mas vamos a receita!!!
Ingredientes:
- 400 g de farinha de trigo integral
- 200 a 250g de açúcar mascavo ou demerara
- 3 ovos
- 40ml de azeite
- 3 a 4 bananas com casca
- 20g de fermento químico (2 colheres de sopa cheias)
- 1 colher de café de sal
Preparo:
Separar as gemas das claras. Bater as claras até em ponto de claras em neve e reservar.
Em uma batedeira, colocar todos os ingredientes menos as claras em neve e a banana.
Bater tudo até ficar uma massa homogênea.
Cortar as bananas em rodelas com casca e tudo (usar uma boa faca de serra ou então uma faca afiada para isso, mas atenção: lave muito bem as bananas antes. deixando-as de molho em solução hipoclorito e depois lavar muito bem com uma esponja macia e sabão, afinal você estará comendo a casca da fruta)
adicionar a mistura na batedeira e bater bem. Tome cuidado para não desmanchar todas as bananas deixando a massa com pedaços de banana para caracterizar o bolo como tal.
Agora adicione as claras em neve na cuba da massa e ir volvendo as poucos até misturar a massa por completo (se misturar muito forte irá perder as claras em neve e o bolo não ficará FLUFFY. 😦
Caso deseje deixá-lo mais macio adicione ao bolo mais 1 a 2 claras!
Colocar em forno médio e em forma untada por aproximadamente 40 minutos.
Espero que tenham gostado.
A ideia partiu de fazer um bolo o máximo possível sem industrializados chegando ao mais próximo do bolo caseiro que os nossos antepassados faziam quando não existia todos os nossos alimentos refinados e industrializados!!!
Reclamações de plantão: o bolo não fica muito doce!!! ele não está dão docinho!!! foi feito exatamente para ser assim, sem muito açúcar, pois no passado açúcar era artigo de luxo e os nossos bolos antigamente quase não eram adoçados. Usava-se muito o suco de algumas frutas para adoçar o bolo ou a preparação.
O bolo não está tão fofinho assim!!! É impossível fazer uma preparação sem produtos refinados e deixá-lo da mesma maneira que os refinados, portanto: bolo integral, jamais será igual ao bolo com farinha branca. Acontece que nele estamos usando uma farinha que nos faz algum bem… Já a farinha branca de nada nos trás.
Considerem essas questões na hora de comer algum produto integral!!!
Ai que delícia Chef, tenho certeza que esse Bolo de banana integral, é muito bom.
Parabéns, pela composição de insumos!
Abraços, Vera David.
CurtirCurtido por 1 pessoa