Vamos usar mais as folhas!

Resultado de imagem para brocolis refogado com cenoura

 Há 20 anos que trabalho em restaurantes, e nesse meu pequeno tempo como cozinheiro, sempre vejo desdenho com relação as folhas principalmente às que o mercado declararam como inúteis. 

Deixar as folhas de cobertura dos vegetais antes de tudo é uma questão de economia. Imaginem uma caixa de cenouras onde nessa caixa estivessem todas as folhas de sua cobertura? Seria fisicamente impossível colocar os 20kg de cenoura que comumente cabem dentro dela. Ou seja, mais caixas para transportar menos cenoura, mais custo com transporte, mais custo com a própria caixa. 

Dessa maneira, o mercado declarou como improdutivo e inútil todas as folhagens de vegetais. 

Alguns até vemos com mais frequência, como é o caso do brócolis. Que ainda vemos em muitos mercados sendo vendidos com suas folhas. Mas que infelizmente acabam por tornar-se lixo quando chegam na casa do consumidor. 

Mesmo em restaurantes, local de produção excessiva de comida, onde deveríamos primar pela reutilização dos alimentos e diminuir o desperdício. Sempre vejo narizes tortos para essas folhagens. Há de se imaginar em um buffet a quilo de um restaurante famoso um arroz feitos com talos e folhas de brócolis? 

Infelizmente até os próprios consumidores vêem esse tipo de preparação como sendo de segunda categoria. Ou então algo do tipo: “eles não estão com dinheiro para comprar Brócolis, e usaram as sobras das folhas.” 
 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s